Ativo 3@2x

Qual a diferença entre empresário e empreendedor?

Antes de mais nada, me conta aqui nos comentários como você se vê, mais com um perfil empresarial ou empreendedor?
Antigamente só se falava em ser empresário, e nos anos 90 no Brasil, o termo empreendedor se popularizou.
A origem da palavra empreendedorismo vem da palavra americana “entrepreneurship” que teve origem em 1725, que significa “aquele que assume riscos e começa algo novo”.
Por volta do ano de 1972, o psicólogo David McClelland divulgou um estudo com 10 principais características comportamentais de empreendedores. Sua paixão era estudar o comportamento humano e ele dedicou anos da sua vida em prol dessa pesquisa. O desenvolvimento comum em pessoas empreendedoras é que elas fazem acontecer. Esse estudo foi tão completo que serviu como base para ONU no ano de 1994.

Vamos às características:

1 – Busca por oportunidades e iniciativas:

Empreendedores tem sucesso em buscar e identificar oportunidades no mercado. É como se tivessem um “faro” especial para isso. 

2 – Persistência:

Sabe aquele sobe e desce da vida normal de todo mundo? Momentos bons e momentos ruins? Empreendedores não se deixam abalar nos momentos ruins e sempre buscam formas de crescer e melhorar.

3 – Correr riscos calculados:

Empreendedores lidam super bem com a busca por novidades, e justamente por isso conseguem assumir riscos moderados e desafios, além de assumir por todos eles, independente do resultado. Após analisar os riscos, eles não tem medo de testar suas ideias, analisar resultados e se necessário, refazê-las. 

4 – Exigência de qualidade e eficiência:

Outra característica que os estudos apontaram é o super foco na melhora contínua, buscando eficiência e qualidade nos setores da empresa, e no negócio como um todo. O verdadeiro empreendedor é super responsável com prazos e qualidade.

5 – Comprometimento:

Ele pega para si a responsabilidade pessoal dos acontecimentos como um todo.

6 – Busca por informações:

Empreendedor é quem tem as ideias, mas não necessariamente o conhecimento para executar, então ele é a pessoa que busca essas pessoas para direcionar e executar as lacunas que precisam ser preenchidas em seus projetos.

7 – Estabelecimento de metas:

Estabelece metas a curto, médio e longo prazo para si e para empresa de modo mensurável e alcançável.

8 – Monitoramento e planejamento sistemático:

Não basta estabelecer as metas. Precisa fazer o acompanhamento delas, entender aonde deu certo e onde deu errado.

9 – Persuasão e networking:

Só a palavra persuasão já é tema para um único vídeo, comenta aqui se quer. Mas aqui é a característica do empreendedor que ele sabe que nada se faz sozinho. Pessoas precisam de pessoas. E para isso é preciso saber persuadir para deixar claro seus projetos, objetivos, etc e isso unido ao networking, de estar com as pessoas próximas ao seu redor.

10 – Independência e autoconfiança:

É quem confia em seus instintos, sem colocar em dúvida sua capacidade de realizar o impossível se for necessário. Também é a característica de quem sabe que busca independência de normas e amarras que não os permitem evoluir e se destacar, o famoso pensar fora da caixa.
Agora o perfil do empresário é aquele profissional que tem o conhecimento teórico para poder executar, ou direcionar, ensinar a execução do que é necessário.
O empresário, em palavras bem simples é o dono oficial do CNPJ e de tomar as decisões na empresa. É ele quem cria, gerencia e fortalece a empresa diariamente.
Ele é quem decide os caminhos que a empresa irá seguir na prática, ele quem toma as decisões finais, afinal a empresa é dele.
O empreendedor pode ser um empresário, assim como um empresário também pode ser um empreendedor. Essa união é a perfeita na verdade. Que é a união do mundo das ideias com o mundo prático da execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Oi 👋
Estamos aqui para te ajudar, qual sua dúvida?