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Como fazer um PLANO DE NEGÓCIOS simples e prático passo a passo

Você já fez um plano de negócios para sua empresa?

Um plano de negócios moderno é dividido em 5 categorias:

  • Verdade
  • Asserções
  • Alternativas
  • Pessoas
  • Dinheiro

Categoria VERDADE você irá colocar sobre o mercado que você vai atuar, ou já atua. Colocará as necessidades que entende que existe nesse mercado, seus principais concorrentes como eles atuam no mercado, como está a tecnologia nesse mercado atualmente (exemplo da troc com a parte de higienização das peças), assim como conquistas e fracassos que seus concorrentes já tiveram nesse mercado. Aqui não existe certo nem errado, existe o que existe no mercado. Essa é a única verdade aqui.
Aqui pode colocar essas informações no formato que melhor ficar para você entender, não precisa seguir um modelo padrão.

Na categoria ASSERÇÕES, daria para resumir em uma frase teórica: a única razão para lançar um projeto é fazer mudanças, melhorar coisas que já existem, e como você fará e que impacto isso terá no mundo.

Então aqui você construirá X e acontecerá Y. Com uma determinada quantia de dinheiro você construirá Z em qual prazo. O produto P será apresentado ao mercado e o mercado responderá com determinada ação.

A categoria ALTERNATIVAS se referem a sua flexibilidade caso ocorra ou deixe de ocorrer o que você planejou.

Categoria PESSOAS se refere a quem já está no seu time e quem precisa entrar no seu time? E aqui não tem relação com histórico de curriculum, mas sim atitudes, habilidades, perfil das pessoas. Se quiser, também pode ir além. Quais são as pessoas que você quer servir? Quais são os principios e valores delas?

Última é DINHEIRO. A gestão, controle financeiro ajuda a você e saua equipe a analisarem os problemas mais difíceis com clareza e não ansiedade e desespero. Quanto você precisa para viabilizar seu projeto? Como será seu fluxo de caixa? Seus lucros, perdas, balanço, margens, estratégias práticas pro dia-dia?
Quando você adota uma postura de serviço, de servir ao próximo para realizar mudanças, essa mudança acontece. 

Ao invés de questionar “Como fazer com que mais pessoas te escutem, como divulgar seu negócio, como ter mais seguidores, como aumentar suas conversões, ter mais clientes”, se pergunte “Qual mudança você procura fazer?”

Quando você souber o que você representa, tudo ficará mais fácil.

Aproveita e comenta aqui se você já fez um plano de negócios pra sua empresa.

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