Ativo 3@2x

Como começar um negócio do zero em 5 passos simples

Já comenta aqui qual é o negócio do seu sonho? Aquele que se não tivesse nenhuma barreira, você abriria com certeza.

Aqui estão os 5 passos para você abrir um negócio do zero.

1 – Encontrar a resposta pro tripé: aptidão, paixão e mercado. Aquilo que você realmente tem um dom em fazer, aquilo que você realmente gosta de fazer, e aquilo que o mercado tem demanda. 

2 – Seja seu melhor operacional: crie, aprenda, execute, todas as funções de todas as áreas. Veja as melhores formas de aumentar a produtividade, de alcançar os resultados mais rápido, melhores formas de atender seus clientes, como divulgar melhor o seu negócio. Aprenda primeiro tudo para sair do empreendedorismo e ir para cadeira do empresário. Dessa forma quando contratar alguém para cargos operacionais, terá bagagem, conhecimento o suficiente para poder “cobrar”. Exemplo: quando comecei minha primeira empresa, eu atendia cliente, eu decidia novos produtos, eu fazia marketing, eu separava pedidos, eu colocava nas caixas, eu fazia pós venda. Primeiros cargos que foram ocupados, foram os cargos de expedição, ou seja, outras pessoas conferiam pedidos, separavam e despachavam.

3 – Teste antes de investir em quantidade: Crie seu MVP. Exemplo, se você vai lançar uma linha de cosméticos capilares. Como empreendedor, você tem diversas ideias de produtos, como shampoo, condicionador, condicionador express, máscara hidratante para cada tipo de cabelo, leave-in, etc… comece primeiro pelo que irá te ajudar a entender melhor o cliente, a necessidade, a transformação, se é isso mesmo que o cliente quer, e se esse produto é viável financeiramente na sua empresa.

4 – Conheça seu recurso financeiro: não é viável abrir empresa sem dinheiro. Precisa ter um dinheiro para começar, para o durante e o depois (aumentar, crescer). É possível abrir um negócio com pouco dinheiro, mas isso se tornará mais difícil um crescimento rápido. Conheça bem seus recursos e onde irá cada centavo.

5 – Seja um eterno aprendiz: quem quer ter seu próprio negócio precisa saber que é necessário estar sempre estudando, aprendendo, buscando novidades, lançamentos, tendências, etc.

Qual dessas fases é a mais fácil para você hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Oi 👋
Estamos aqui para te ajudar, qual sua dúvida?